O Ford Fiesta CLX 1.4 16V de 1996 apresenta um desempenho satisfatório para seu segmento, alcançando uma velocidade máxima de 178 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos. Esses números refletem sua propulsão por um motor de 4 cilindros em linha, com uma cilindrada unitária de 346 cm³ e uma potência máxima de 89 cv a 5600 rpm. Além disso, seu consumo de combustível é bastante razoável, com médias de 8,2 km/l em ambiente urbano e 12,7 km/l em estradas, o que proporciona uma boa autonomia, permitindo percorrer até 344 km na cidade e 533 km em rodovias com um único tanque de gasolina de 42 litros.
O Ford Fiesta CLX 1.4 16V de 1996 é um veículo compacto com características que o tornam uma opção interessante para quem procura um carro econômico e ágil para deslocamentos urbanos. Com um motor de 1.4 litros e 89 cv de potência, este Fiesta oferece um desempenho satisfatório para sua categoria, atingindo uma velocidade máxima de 178 km/h. Em termos de aceleração, é capaz de atingir os 100 km/h em 11,4 segundos, o que o coloca como uma opção competitiva para o trânsito urbano, proporcionando uma resposta rápida quando necessário.
No que diz respeito ao consumo de combustível, apresenta números bastante aceitáveis. Com uma média de 8,2 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada, ele se mostra econômico, o que é uma vantagem significativa para quem busca reduzir os gastos com combustível em suas rotinas diárias. Além disso, sua autonomia também é satisfatória, alcançando cerca de 344 km na cidade e 533 km em estradas com um único tanque de 42 litros de gasolina.
No interior, oferece um ambiente confortável e funcional. Com capacidade para cinco ocupantes, o espaço interno é bem aproveitado, proporcionando conforto suficiente para viagens curtas e médias. Apesar de ser um modelo mais antigo, ainda oferece um ambiente agradável, com acabamentos simples, porém resistentes, típicos dos carros da época. Os assentos são confortáveis e o painel de instrumentos é intuitivo, com controles de fácil acesso para o motorista.
Em termos de custo-benefício, o carro usado pode ser uma opção interessante para quem procura um carro econômico e prático para o dia a dia. Graças à sua boa eficiência de combustível, desempenho satisfatório e baixa desvalorização, ele pode representar uma excelente compra para estudantes, jovens profissionais ou famílias que precisam de um veículo compacto e versátil para suas necessidades de transporte. Sua confiabilidade e baixo custo de manutenção também são pontos a serem considerados ao avaliar sua viabilidade como um carro usado.
O preço aproximado deste veículo varia dependendo do estado do veículo e quilometragem, ficando em aproximadamente R$ 20 mil. É importante analisar cuidadosamente o estado do carro antes de comprar. Considerando sua eficiência e economia, pode representar um investimento sólido para quem procura um veículo confiável e acessível para uso diário.
Ficha Técnica do Ford Fiesta CLX 1.4 16V 1996
Desempenho: O Ford Fiesta CLX 1.4 16V alcança 100 km/h em 11,4 segundos, atingindo 178 km/h de velocidade máxima.
Geral
- Ano: 1996
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Gasolina
- Procedência: Nacional
- Configuração: Hatch
- Porte: Compacto
- Lugares: 5
- Portas: 2
- Geração: 4
- Plataforma: Ford B
- Série: BE91
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Disposição: Transversal
- Cilindros: 4 em linha
- Cilindrada unitária: 346 cm³
- Válvulas por cilindro: 4
- Razão de compressão: 10,3:1
- Deslocamento: 1388 cm³
- Código do motor: Zetec SE
- Peso/potência: 11,34 kg/cv
- Peso/torque: 80,7 kg/kgfm
- Aspiração: Natural
- Alimentação: Injeção multiponto
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Variação do comando: Não disponível
- Acionamento comando: Correia dentada
- Diâmetro do cilindro: 75,9 mm
- Curso do pistão: 76,5 mm
- Potência máxima: 89 cv a 5600 rpm
- Torque máximo: 12,5 kgfm a 4500 rpm
- Torque específico: 9,0 kgfm/litro
- Potência específica: 64,1 cv/litro
Transmissão: Possui uma transmissão manual de 5 marchas (código IB5), proporcionando trocas suaves e eficientes.
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Manual de 5 marchas
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
- Elemento elástico: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 10,3 m
Pneus
- Dianteiros: 175/65 R14
- Altura do flanco: 114 mm
- Traseiros: 175/65 R14
- Altura do flanco: 114 mm
Porta-malas: Oferece um espaço de 250 litros no porta-malas, permitindo o transporte de bagagens e compras com facilidade.
Dimensões
- Comprimento: 3825 mm
- Distância entre-eixos: 2445 mm
- Bitola dianteira: 1430 mm
- Porta-malas: 250 litros
- Peso: 1009 kg
- Reboque sem freio: Não disponível
- Ângulo de entrada: Não disponível
- Ângulo central: Não disponível
- Inclinação lateral máx.: Não disponível
- Altura mínima do solo: Não disponível
- Largura: 1634 mm
- Altura: 1377 mm
- Bitola traseira: 1375 mm
- Tanque de combustível: 42 litros
- Carga útil: Não disponível
- Reboque com freio: Não disponível
- Ângulo de saída: Não disponível
Desempenho
- Velocidade máxima: 178 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 11,4 s
Consumo
- Urbano: 8,2 km/l
- Rodoviário: 12,7 km/l
Autonomia
- Urbana: 344 km
- Rodoviária: 533 km
*Com informações de Wikipedia, OLX e Webmotors.